Artigo: Coaching surgiu a partir das necessidades contemporâneas de autossuperação

Coaching é um método de desenvolvimento pessoal reconhecido mundialmente que conduz o praticante pela incrível jornada de autoconhecimento, podendo desencadear uma intensa transformação pessoal, maior harmonia nos relacionamentos e nas diversas áreas da vida, como a profissional, familiar, saúde e financeira, por exemplo. Além disso, pode proporcionar a descoberta e desenvolvimento dos próprios talentos, superação de desafios e harmonização dos conflitos.

A palavra originada do inglês, define um conjunto de técnicas, métodos e ferramentas, pautadas em diversas tecnologias do comportamento humano, que tem o objetivo de auxiliar pessoas ou empresas ao pleno desenvolvimento e sucesso em seus objetivos. O sistema utiliza técnicas de várias outras áreas como por exemplo: programação neurolinguística(PNL), neurossemântica, psicoterapias, psicologia, psicanálise, hipnose, mindfulness, além de várias ferramentas próprias.

Necessidades contemporâneas

O atual paradigma social é extremamente competitivo e desafiador em todas as fases da vida, além do constante bombardeio pela mídia, que dita parâmetros sobre certo e errado, induz ao consumismo, vaidade e a busca por padrões sociais elevados. Notas boas na escola, vestibular, entrevistas de emprego, concursos, casamento de sucesso, bons filhos, legado… são muitas as situações de pressão, que exigem nada menos do que a alta performance e, essas características inevitavelmente levam as pessoas a buscarem a autossuperação.

O desafio da autossuperação 

Porém, por outro lado, não é tão simples atingir esse nível de alta performance, devido a diversos fatores psicológicos, emocionais e interpessoais. O fato é que em nossa educação não existe nem sequer conceitos básicos sobre psicologia e autoconhecimento, o que acaba produzindo um fértil campo para a criação de diversas crenças limitantes, carências emocionais e dramas de comportamento.

Os sintomas dessa falta de autoconhecimento em relação ao próprio sistema de crenças, valores e dramas, são conhecidos como: falta de foco, falta de concentração, falta de disciplina, falta de controle emocional, irritação gratuita, desmotivação e muitos outros, que prejudicam a performance, fazendo o indivíduo perceber em um certo momento, que algo está errado, e que provavelmente precisa de ajuda para superar-se e atingir seus objetivos.

A importância do autoconhecimento e dos relacionamentos

Além do que já foi citado, a falta de autoconhecimento e a tendência em operar no “piloto automático”, para que seja possível dar conta de toda a pressão que somos submetidos, também gera dificuldades no campo dos relacionamentos, sejam os familiares, amorosos, fraternais ou profissionais. O resultado prático de vivenciar conflitos nos relacionamentos, sem os recursos necessários para evita-los ou resolvê-los, é a inevitável solidão e infelicidade. Afinal, o ser humano é social, e por isso precisa dos relacionamentos para ser feliz.

Coaching como um auxílio para as necessidades contemporâneas

Neste cenário, o Coaching surge como um oásis, apresentando uma metodologia simples e extremamente eficaz que funciona como um valioso auxílio para que o indivíduo possa lidar com os desafios já mencionados. Ou seja, o Coaching surgiu a partir de necessidades contemporâneas, oriundas desta sociedade moderna e de todos os dramas que somos submetidos enquanto inseridos nela.

Texto: Júlio César de Castro Ferreira

One Comment

  1. Vera Lúcia de Castro Machado

    Muito necessário o texto, foi esclarecedor para quem tinha dúvidas sobre como funciona o Coaching. Parabéns Júlio César!
    Que Deus continue te capacitando a cada dia!

Deixe uma resposta