Feedback das máscaras

O feedback das pessoas mais próximas é muito importante no processo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Por favor, seja o máximo sincero com a sua avaliação e não preocupe-se com “ferir os sentimentos” de quem está sendo avaliado. Na verdade estará fazendo um grande favor em ser totalmente autêntico.

DEFINIÇÃO

As máscaras ou personas são personagens que criamos como parte da personalidade, para interagirmos com o mundo, de acordo com o meio social. Ou seja, com a família usamos um tipo de máscara, no trabalho outro tipo, para o romance uma máscara específica, para os eventos sociais também, e etc.

Fazem parte da composição das máscaras a maneira como se fala, os assuntos preferenciais, a maneira como se veste, os tipos de publicações nas redes sociais e os gostos pessoais. Existem máscaras positivas e saudáveis, que são normais na vida de qualquer pessoa, e as máscaras patológicas, cuja meta principal é passar uma imagem, visando o reconhecimento social, aceitação nos meios sociais, proteção de críticas ou controle de relacionamentos.

O objetivo desse exercício é identificar as máscaras preferenciais do indivíduo, para que em uma análise mais profunda seja possível diagnosticar quais delas podem ser patológicas.


1. AVALIADO*

2. AVALIADOR

3. IDENTIFICAÇÃO DAS MÁSCARAS

As máscaras descritas abaixo são as mais utilizadas. Por favor, marque as que acredita serem utilizadas pelo indivíduo avaliado:

O(a) intelectual

Passa uma imagem de alguém extremamente inteligente, de sagacidade superior. Quando tem oportunidade fala sobre suas formações acadêmicas, obras produzidas, livros que tenha lido ou teorias formuladas.


Dedicado(a) à família

Passa uma imagem de ser comprometido(a) com os membros da família. Em alguns momentos superprotetor(a).


O(A) ativista

Passa uma imagem de alguém comprometido com algum tipo de causa, que pode ser percebida pela maneira como se veste, preferência neste assunto, ou postagens nas redes sociais. Como causas ecológicas, sindicais, veganas, LGBT e similares.


O galã

Demonstra a valorização de uma imagem atrativa, seja pela maneira como se veste, postagens nas redes sociais ou na utilização de seus atributos físicos. Normalmente atrai olhares de admiradores.


A sexy

Segue o mesmo princípio do galã, porém dentro do universo feminino.


Romântico(a)

Passa uma imagem de que está pronto(a) para um grande amor, ou vivencia um. Ele(a) valoriza o romantismo, que pode ser percebido em suas interações ou postagens nas redes sociais.


Homem / mulher de sucesso

Passa uma imagem de sucesso nos negócios, como alguém bem-sucedido profissionalmente e financeiramente, que pode ser percebido em suas interações sociais ou postagens nas redes sociais.


Espiritualizado(a)

Passa uma imagem de ser alguém espiritualizado, independentemente de religião, que pode ser percebido em suas interações ou postagens nas redes sociais Normalmente tem uma explicação espiritual para a maioria das coisas.


O(A) artista

Quando tem oportunidade procura exibir seus talentos artísticos, seja na música, escrita, pintura, design e etc. Nas interações sociais, um dos seus assuntos preferidos é a sua área artística, sendo capaz de demonstrações ou apresentações com o mínimo de incentivo. É comum encontrar postagens nas redes sociais sobre a sua área artística ou eventos que participe.


O(a) atleta

Passa a imagem do atleta em sua modalidade específica. Segue o mesmo princípio do artista, porém com o foco voltado para as suas qualidades atléticas e conquistas esportivas, mesmo que seja um atleta esporádico (amador).


Religioso(a)

Procura deixar clara a sua religião na primeira oportunidade, evidenciando suas convicções doutrinárias, seja nas interações ou em suas postagens nas redes sociais.


Profissional dedicado(a)

Passa uma imagem de um profissional estável em um determinado segmento ou empresa, que valoriza sua profissão. É muito comum falar sobre o seu trabalho, mesmo em outros ciclos sociais, ou em suas postagens na internet.


Alta sociedade/ rico

Passa uma imagem de alguém de alta social. Demonstra uma condição financeira privilegiada, seja em suas interações, maneira como se veste ou postagens nas redes sociais. Dependendo da intensidade, pode ser "rotulado" pejorativamente por outras pessoas como "playboy".


Alta sociedade / rica

Passa uma imagem de alguém de alta social. Demonstra uma condição financeira privilegiada, seja em suas interações, maneira como se veste ou postagens nas redes sociais. Dependendo da intensidade, pode ser "rotulado" pejorativamente por outras pessoas como "perua".


Bom(a) moço(a)

Passa a imagem de ser incapaz de agredir alguém, física ou verbalmente, ou de ter um comportamento ríspido. Sempre gentil ou simpático(a).


Valentão(ona)

Com certa frequência ou em situações específicas apresenta uma fisionomia fechada e sisuda. Não é incomum encontrá-lo mal humorado(a), especialmente em alguns ciclos sociais específicos. Procura deixar muito claro que está pronto para uma briga ou conflito se for "desafiado".


O(a) líder

Tem como característica a constante tentativa de direcionar as decisões de um determinado grupo social ou relacionamento que esteja inserido.


O(a) tribal

Pela forma que interage, se veste e se manifesta nas redes sociais, é possível perceber que esse indivíduo faz parte de alguma “tribo”, ou grupo social específico, como: nerds, geeks, punks, cowboys(girls), emos, esotéricos, torcedores fanáticos, fã clubes, dentre outros.


Simples e desapegado(a)

Passa a imagem de ser alguém extremamente simples em seus gostos pessoais e desapegado dos bens materiais, que acontece por intermédio da maneira como se veste e fala.


Superprestativo(a)

Está sempre pronto para ajudar, mais do que a maioria das pessoas e procura deixar isso muito claro em seus relacionamentos e situações sociais que esteja envolvido, sendo inclusive capaz de se antecipar ao que precisa ser feito.


O(a) antissocial

Aquele que em boa parte das vezes falta aos eventos sociais que é convidado, ou sequer aceita o convite, normalmente com uma desculpa pronta na “ponta da língua”.



4. AVALIAÇÃO

Por favor, escreva abaixo 3 características positivas e 3 características negativas do indivíduo:

CARACTERÍSTICAS POSITIVAS

1.

2.

3.

CARACTERÍSTICAS NEGATIVAS

1.

2.

3.