Novela “O Outro Lado do Paraíso” insere personagem coach na trama

coaching novela globo

Novamente o Coaching foi citado na novela da Rede Globo, “O Outro Lado do Paraíso”, em mais uma cena com a advogada e coach, Adriana, conversando com sua irmã, Clara. Na ocasião, Clara pede à Adriana para explicar melhor sobre o que é coaching. Em sua explicação ela cita José Roberto Marques, fundador do IBC, e afirma que formou-se nessa renomada instituição, o Instituto Brasileiro de Coaching. Em seguida as duas falam sobre o problema de Laura, amiga de Clara, que está vivenciando um bloqueio de origem desconhecida, relacionado à atividade sexual.

Ainda nessa cena, Clara pergunta sobre o uso da hipnose para buscar uma provável causa sobre o bloqueio de Laura, e a coach explica como a Hipnoterapia Ericksoniana pode ser utilizada neste caso. Veja a cena:

A polêmica da cena sobre coaching na novela e o Conselho Federal de Psicologia do Brasil

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou em seu site um texto aberto criticando a novela “O Outro Lado do Paraíso”, exibida pela Rede Globo, especialmente as cenas envolvendo as personagens Adriana, sua irmã Clara e Laura, a personagem que apresenta o citado bloqueio. O ponto é que o CFP afirma que Laura procurou o coaching e a hipnose como tratamento para um suposto caso de abuso sexual infantil, no lugar de procurar uma terapia com psicólogo, que seria o profissional verdadeiramente habilitado para tratar um caso como esse.

Porém, o IBC – Instituto Brasileiro de Coaching, se pronunciou publicamente sobre o assunto em seu site, e de maneira muito acertada evidenciou uma certa precipitação no julgamento sobre o desenrolar da trama, considerando que em momento nenhum o coaching foi citado como terapia. O presidente do IBC, José Roberto Marques, ainda explicou que a formação em coaching não habilita para aplicação de técnicas terapêuticas ou para lidar com transtornos, distúrbios e traumas. Um coach jamais deve adentrar em outra área profissional, que não esteja habilitado, mas sim orientar o seu coachee a procurar o profissional adequado.

Clique para ler ao texto na íntegra.

Deixe uma resposta