Artigo: O que é Coaching?

coaching

Coaching é um método de desenvolvimento pessoal reconhecido mundialmente que utiliza técnicas de várias outras áreas, como por exemplo: a PNL, psicoterapias, psicologia, psicanálise, hipnose, mindfulness, além de várias ferramentas próprias.

Traduzindo ao “pé da letra”, coaching é treinamento, enquanto coach é treinador. Ou seja, o coach é um profissional que auxilia o cliente, ou coachee, a alcançar alguma meta ou resolver algum problema que esteja tendo dificuldades, nas principais áreas da vida. E para isso, serão levantadas as limitações que o impedem e os recursos necessários para atingir esses objetivos.

Dessa maneira, podemos dizer que a essência do coaching é o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal/humano.

O Coaching se popularizou inicialmente no mundo corporativo, mas atualmente está inserido em diversos outros setores, incluindo na área pessoal. Por isso existem vários segmentos de coaching, como por exemplo:

  • Coaching de carreira (career coaching);
  • Coaching de liderança (leader coaching);
  • Coaching para vida (life coaching);
  • Coaching esportivo (sporting coaching);
  • Coaching de corporativo (executive ou business coaching);
  • Coaching educacional (educational coaching).

O processo é extremamente eficaz, utilizando um conjunto de técnicas e ferramentas durante sessões, que provocam profundas autodescobertas e transformações pessoais, de acordo com a particularidade de cada um.

A metodologia vai mapear qual a  real condição do cliente (ponto A), conhecendo o seu sistem de valores, crenças limitantes e outros bloqueios psicológicos/emocionais. Vai analisar onde ele quer chegar (ponto B) e definir uma estratégia/caminho, que verdadeirramente possa ser trilhado pelo cliente para alcançar essa meta. E por fim, desenvolverá as habilidades/competências necessárias para isso, além de um “ajuste” em seu mindset (modelo mental), visando colocá-lo no estado psicológico adequado.

Todo processo de coaching tem um início e um fim. Normalmente é acordado um número fixo de sessões que pode variar entre 10 e 15, de acordo com a necessidade, e são realizadas presencialmente, em um set de coaching, ou via internet por intermédio de plataformas como o Skype.

O resultado prático é um enorme desenvolvimento de consciência sobre os próprios processos internos, harmonização nos relacionamentos, desenvolvimento de habilidades latentes e alinhamento com os seus objetivos de vida.

Clique para conhecer os processos de coaching da Woke Mind

Texto: Júlio César de Castro Ferreira

Deixe uma resposta