Artigo: O que é Mindset

Artigo: O que é Mindset


Podemos definir mindset como a mentalidade que cada um de nós tem em relação à vida. Em termos práticos, o conceito significa o conjunto de atitudes mentais que influencia diretamente nos nossos comportamentos e pensamentos.

O conceito segundo Carol S. Dweck

A ideia de obtermos desenvolvimento por meio do nosso mindset vem de uma filosofia desenvolvida pela psicóloga Carol S. Dweck, que atualmente é reconhecida internacionalmente pelos seus esforços nesta área do conhecimento. A estudiosa e professora de psicologia da Universidade de Stanford nos Estados Unidos, explica que nosso mindset mostra o nosso modo otimista ou pessimista de enxergar diversas situações da vida e de como se portar diante delas. Após pesquisar durante muitas décadas, a especialista que é referência no assunto, chegou à conclusão de que existem dois tipos de mentalidades distintas: a fixa e a progressiva. Entenda mais sobre cada uma delas abaixo.

Mentalidade fixa

A atividade mental fixa é aquela que faz com que os indivíduos acreditem que se não nascem com determinadas capacidades e dons, naturalmente, também não podem desenvolvê-los ao longo do tempo. Geralmente, eles entendem que a inteligência deles está sendo colocada em julgamento a todo momento e se sentem inseguros em relação a isso. Essa tendência de não engajar impede que essa pessoa adquira novos conhecimentos, que considera estarem em um nível de dificuldade maior do que ela acredita ser capaz.

Tanto no âmbito profissional como no pessoal, quem tem a mentalidade mais fixa demonstra mais pensamentos negativos e tem a inclinação de ficar estagnado e desmotivado diante de situações complicadas que fogem do comum. No trabalho é fácil identificar esse perfil! Basta analisar quem é o colaborador que nunca quer fazer atividades diferentes do que está acostumado, que não quer aprender novos conceitos, que sempre pede a opinião dos outros e que foge de grandes responsabilidades por ter medo de não conseguir lidar com elas corretamente.

Mentalidade progressiva ou de crescimento

O segundo tipo de mentalidade, chamada de progressiva ou de crescimento, é o contrário da mentalidade fixa. As pessoas com esse tipo de pensamento acreditam que seus talentos e habilidades podem ser desenvolvidos, desde que elas sejam pacientes, focadas, esforçadas e dedicadas. Um indivíduo com esse mindset tem a aptidão para transformar a dificuldade, ou o fracasso, em oportunidades de aprender e evoluir. Se ele errar, não tem problema, pois acredita que é possível assimilar novos conhecimentos com o que não deu certo. O importante é enxergar os pontos positivos do processo e entender como corrigir os pontos negativos.

Os profissionais com este perfil são aqueles que estão destinados ao sucesso, pois buscam vencer suas limitações e aprimorar seus conhecimentos diariamente. Também é simples encontrar esse tipo de funcionário no seu local de trabalho. É só verificar quem não tem medo de adquirir novas responsabilidades, está sempre estudando e se atualizando e que não desanima quando erra. Esse colaborador simplesmente irá rever o processo e se esforçar para entender o que e deve fazer para reverter a situação. Geralmente esse tipo de colaborador tem um crescimento bom na empresa ou já são líderes. Afinal, uma equipe precisa de uma pessoa motivada para guiá-la para os melhores resultados!

Como o mindset progressivo influência nos resultados

Para conquistarmos nossos sonhos e objetivos, seja qual for a fase da vida, é preciso ter sempre foco no positivo, dedicação e autoestima elevada. Além disso, é essencial trabalharmos nossa resiliência, pois essa característica nos ajuda a superar as dificuldades e ainda traz o poder de ressignificar. Só assim, conseguiremos aprender com nossos erros e seguir em frente mais fortes e preparados.

Essa vontade de aprender, crescer e expandir as próprias possibilidades nada mais é do que o lema do mindset progressivo. Ninguém é uma ilha que não pode mudar e alterar o curso da sua própria história. Todos nós somos capazes de fazer diferente. Basta acreditar!

Michael Jordan levou tempo para se tornar o grande atleta de sucesso que é.

Ele disse: “Errei mais de 9 mil arremessos. Eu perdi quase 300 jogos. Em 26 arremessos que decidiriam a partida, eu errei. Eu falhei muitas vezes na minha vida e, é por isso que eu tenho sucesso.”

Como o coaching ajuda a formar sua mentalidade

O sucesso não aparece com o estalar dos dedos. Para obtê-lo em qualquer área da vida, é preciso alimentar atitudes mentais progressivas, que nos estimulem a crescer, identificar e utilizar os nossos pontos fortes, como também os comportamentos que precisam ser melhorados e as crenças sabotadoras que precisam ser eliminadas.

O coaching pode ser um poderoso aliado nesse processo, porque tem condições que te guiar por uma jornada de autoconhecimento, te levando a reconhecer qual tipo de mindset predomina em seu sistema, e além disso, fornecerá as ferramentas para melhorá-lo cada vez mais.

Copo meio cheio ou meio vazio

Para terminar, essa é uma metáfora que possui total sinergia com o conceito mindset, representando muito bem esse conceito. Porque, uma pessoa que enxerga o copo mais vazio, representa a mentalidade fixa, negativista e pessimista. Enquanto, a pessoa que enxerga o copo mais cheio, representa a mentalidade progressiva, de crescimento, positiva e otimista.

Texto: Júlio César de Castro Ferreira

Deixe uma resposta