Soft skills ou competências socioemocionais são dois termos, com o mesmo sentido, atualmente muito presentes no meio empresarial e educacional, devido a popularização da compreensão sobre sua relevância, sobretudo para o modelo social que caminhamos, a partir da 4ª revolução industrial.
No meio empresarial, independentemente do segmento, cada vez mais são valorizados os profissionais com soft skills bem consolidadas, que se mostram tão relevantes, ou mais, do que as hard skills (habilidades técnicas), no contexto dos negócios. Ou seja, de nada adianta o profissional ter uma ótima qualidade técnica, se não sabe trabalhar em equipe, se relacionar com qualidade, manter sua automotivação ou utilizar a criatividade.
Em março de 2019 o Fórum Econômico Mundial, grande referência para o mercado global, publicou um relatório que apresentou sua lista atualizada com as “10 competências mais valorizada para 2020”. Dessas, diversas são classificadas como soft skills, conforme segue:
* Soft skills em negrito
- Resolução de problemas complexos
- Pensamento crítico
- Criatividade
- Gestão de pessoas
- Coordenação com os outros (trabalhar em equipe)
- Inteligência Emocional
- Capacidade de julgamento e de tomada de decisões
- Orientação para servir (procurar ativamente formas de ajudar as pessoas/clientes)
- Negociação
- Flexibilidade cognitiva
No contexto educacional, as competências socioemocionais alcançaram grande projeção no cenário mundial devido ao reconhecimento de que a capacidade de gerir as próprias emoções impacta positivamente na maneira como os alunos aprendem os conteúdos, se relacionam, enfrentam as avaliações e desafios escolares. Além disso, estudos mais recentes evidenciam que para um desenvolvimento humano integral é necessário o aprendizado das competências cognitivas e das não cognitivas (socioemocionais). Por isso, recentemente a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, determinou a integração de diversas competências socioemocionais aos currículos escolares, com o objetivo de promover uma educação integral para os alunos brasileiros.
O fato é que no atual mercado de trabalho, o profissional de qualquer segmento, precisa dispor de soft skills bem desenvolvidas, para que tenha maiores chances em sua carreira, ou de manter a sua empregabilidade. Por isso, é imperativo uma atenção especial no desenvolvimento de competências como: automotivação, controle emocional, inteligência interpessoal, resiliência, dentro outras. Dispor dessas habilidades certamente fará toda diferença para o sucesso profissional no mercado presente e do futuro.
Texto: Júlio César de Castro Ferreira